As vantagens de usar roupas de algodão no seu bebê

Você já ouviu por aí (e por aqui) que as roupinhas de bebê devem ser idealmente feitas de algodão. Mas você já se perguntou o porquê? A gente te explica.

No mundo têxtil existem três tipos de fibras: as naturais, as artificiais e as sintéticas. As fibras naturais são as que vêm diretamente da natureza, como o algodão, o linho, o sisal, a seda, entre outros. As artificiais são elaboradas em laboratório, mas a partir de bases naturais, como a viscose e o modal. As sintéticas são as fibras derivadas da indústria petroquímica (ou seja, plástico!), produzidas também em laboratório, como o poliéster, a poliamida e o acrílico.

As fibras sintéticas não são necessariamente vilãs, podendo inclusive ser muito úteis para determinados produtos que precisam das suas características (resistência à água, retenção de calor, etc), que não são possíveis de atingir com tecidos naturais.

O grande problema é quando elas tentam "imitar" tecidos mais nobres, e você pode acabar levando gato por lebre. E não pense que é impossível, viu? Não faltam exemplos de produtos feitos de poliéster com um toque delicioso mas, quando você veste, não entende por que está tão desconfortável e suando tanto.

Por serem feitas basicamente de plástico, essas fibras não permitem a transpiração e a troca de calor, criando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e microorganismos que podem causar, além do mau cheiro, alergias e irritações na pele - ou seja, tudo que você NÃO quer para o seu bebê.

Mas afinal, por que indicamos especificamente o algodão?

A fibra de algodão tem diversas particularidades essenciais para as roupas de bebê. A primeira e mais importante é a sua respirabilidade, que permite que a pele transpire e garante o conforto térmico.

Existem outras fibras naturais e artificiais que oferecem essas mesmas vantagens. O que faz do algodão a melhor alternativa são outras duas características muito importantes: resistência e durabilidade. As fibras longas do algodão de boa qualidade previnem a formação de bolinhas, e a facilidade de manutenção desse tecido (o famoso "só jogar na máquina") é o que o torna realmente a melhor opção para as roupas do seu bebê, fazendo com que elas durem muito mais tempo, podendo inclusive ser usadas por outros bebês depois que não servirem mais - ou seja, além de tudo fazem o planeta mais feliz, porque são usadas por muito tempo antes de serem descartadas!

Agora você já sabe: quando for comprar roupinhas para o seu bebê, dá uma boa conferida na etiqueta de composição e, se tiver algum nome esquisito por lá, pode correr! Aqui na Tisco, como sempre, só trabalhamos com algodão de altíssima qualidade, além da nossa linha Organics, que tem algodão 100% orgânico! Quer saber mais sobre o algodão orgânico? É só clicar AQUI!

Deixe um comentário

Nome .
.
Mensagem .

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados